quarta-feira, 12 de agosto de 2009

POLÍCIAS


Mais uma vez vem a público a notícia de que dois agentes da PSP, baleados, em uma intervenção que tinha por intuito impedir a nsumação de mais um crime.
Os funcionários públicos (como agora são considerados pelos senhores que legislam), são apenas duas pessoas, que no exercício das suas funções correm um risco acrescido de serem agredidos ou mesmo mortos (não são abrangidos pelas profissões consideradas de risco), ficando assim expostos a todo o tipo de situações.
Assim vai o nosso País, em que uns no desempenho da sua função , não têm nenhum tipo de protecção e em que os autores destes crimes, logo que sejam capturados, terão ao seu dispor um advogado, que os represente, refeições fornecidas pelo estado e demais mordomias necessárias à sua integração na sociedade.
Quanto aos polícias serão considerados elementos dignos de louvor e quem sabe de medalhas( causa sempre impacto e cala as hostes), nada mudando e continuando assim a estarem expostos a riscos, à espera que algum iluminado se lembre de que ser polícia é uma profissão de risco, que deveria ser mais respeitada pelo poder político .

João Mouteira

(Nota: publicado no Jornal "DESTAK"(09JUL09)

6 comentários:

Fernando Sousa disse...

Antes de mais nada, felicitar aqui o meu bom amigo e camarada pela criação deste seu blog, tendo a certeza que muitas e muitas crónicas com temas de relevo e de sã discussão irão nascer do seu espírito crítico e acutilante.
Quanto ao tema de hoje, penso que o nós precisamos urgentemente enquanto OPC´s, nós que damos literalmente o peito às balas e que sentimos a farda que vestimos, lutando todos os dias contra as dificuldades conhecidas pelos verdadeiros operacionais da PSP, não é mais de que a dignificação da missão policial e um reforço da nossa autoridade enquanto braço direito do Estado na defesa dos direitos e da segurança do cidadão, ou seja, rever seriamente as nossas leis penais e processuais.
Meus amigos, para mim e para agrande maioria de nós, ser Polícia não é um emprego, nem um hobby, é uma maneira de estar na vida e na sociedade, com toda a responsabilidade que isso implica. Um reforço da nossa autoridade aliado à implementação de mais e melhores meios, com a qualidade do efectivo que integra a PSP, só teria uma única consequência: uma polícia mais motivada prestando um serviço ao mais comum do cidadão de maior qualidade. Sociedade civil essa da qual somos também parte integrante.
Bem hajam.

Unknown disse...

Olá amigo Mouteira. Antes de mais devo desculpar-me pela minha ausência, pois ultimamente não tenho dado muitas notícias... mas gostaria que soubesses, assim como todo o pessoal amigo da 17, que nunca me esqueço de vocês e que quando vou a Portugal nas férias passo sempre na 17 para deixar uns chocolates para o pessoal.
Mas o intuito de aqui deixar um comentário é para te felicitar pelo teu blog, cuja cor de fundo me agrada bastante pois eu teria escolhido a mesma. Tive conhecimento deste magnífico blog através do Sousa, e como deves imaginar, por enquanto partilho totalmente aquilo que pensas. Acho que graças a um blog deste tipo, poderemos voar mais...
Bem hajas e à inspiração que te tem fecundado o espírito !
Grande Abraço !

Joao Mouteira disse...

Amigo Sousa: não esperava outra coisa de ti, pela postura que apresentas no dia a dia.
Assim sendo, agradeço desde já os teus comentários, pois com toda a certeza que serão motivo de reflexão.

Joao Mouteira disse...

Custódio: A distãncia não faz esquecer as pessoas e tu és a prova desse facto.Fiquei muito satisfeito por saber que estás bem e que continuas a a partilhar as dificuldades com que nos debatemos no dia a dia.
Tu és o exemplo da força interior que cada um possui.
Com saudades, de pessoas como tu, abraço.

Ana Reis disse...

A profissão de polícia é sem dúvida uma profissão de risco, e tal como disse ninguém se lembra de vocês quando se trata de vos defender, mas para apontar o dedo não falta quem o queira.
Felizmente para o País existem agentes que se preocupam com a nossa segurança.
Bem haja!

Joao Mouteira disse...

Senhora Ana: Obrigada pelo seu comentário e pelas palavras simpáticas de apoio.