quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ESPELHO MEU...



ARTHUR SCHOPENHAUER ((Danzig, 22 de Fevereiro 1788Frankfurt, 21 de Setembro 1860) foi um filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista. Sua obra principal é O mundo como vontade e representação, embora o seu livro Parerga e Paralipomena (1851) seja o mais conhecido. Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o Budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou conhecido por seu pessimismo e entendia o Budismo como uma confirmação dessa visão. Schopenhauer também combateu fortemente a filosofia hegeliana e influenciou fortemente o pensamento de Friedrich Nietzsche.


“Tudo o que alguém tem para si mesmo, aquilo que o acompanha na solidão e que ninguém lhe pode dar ou tirar, é muito mais essencial do que tudo o que tem e do que representa perante os olhos alheios”.

Schopenhauer


Hoje, quando me encontrava na paragem de autocarro, a saborear o sol e a consumir mais um capítulo do livro intitulado “Português Suave”, da escritora Margarida Rebelo Pinto, dei comigo a sorrir, perante a leitura do pensamento que acima transcrevi.
É que sem dúvida, nos dias de hoje, a imagem que cada um passa de si para os outros, vai sendo muito mais importante do que a imagem que cada um tem de si próprio.
Assim a consciência que se toma ao olharmos para dentro de nós, será com toda a certeza uma verdadeira bênção ao nos avaliarmos enquanto pessoas e assim a imagem que passa para os outros será desfocada, envolta em nevoeiro e por isso mesmo difusa e sem importância, pois os seus contornos não se distinguem de todo e qualquer um.
Por isso conselho final: Olha-te no espelho e questiona Espelho meu….

2 comentários:

Paulo Ferreira disse...

Amigo, antes de mais, os meus parabéns pela tua postura perante a vida, bem haja…
Quanto a este trecho em particular, dizem os Budistas “… vive bem contigo próprio e serás feliz… sendo esta a maneira mais fácil de fazer feliz quem te envolve…”
Despeço parafraseando o nosso amigo Vilares…. “… Quando apontas o dedo a outrem… os teus outros dedos apontam para TI…”

Um abraço e mais uma vez os meus parabéns….

Joao Mouteira disse...

Ferreira: Obg. pelo teu comentário.Espero que continues a visitar este sítio e que te manifestes, já que és uma pessoa com princípios morais, acima da média.