quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

SABORES…




Ao saborearmos uma bebida tão agradável como o chá, certamente que desconhecemos uma realidade bem diferente daquela que imaginámos, pelo aconchego que esta nos proporciona, especialmente em noites frias.
Assim, a maior parte das pessoas desconhece que empresas tão importantes como a Lipton, entre outras, possui vastas extensões de terra, em países como o Quênia ou o Sri Lanka. Aí, diversas mulheres, de todas as idades, trabalham entre dez a quinze horas diárias, na colheita das folhas, somente pelo período de três meses, sem qualquer contracto de trabalho, para levarem o equivalente a 50 cêntimos diários, de gratificação. Se adoecerem, não recebem, independentemente de terem sido por exemplo mordidas por alguma cobra, que frequentemente deambulam por estas plantações.
O sabor reconfortante desta bebida, para os europeus, vem assim impregnado de sofrimento na sua origem, pois para além de ser produzido em países em que as pessoas sobrevivem no limiar da pobreza, também ainda há os que as exploram desta forma aberrante.
Assim, o sabor do chá pode ter vários gostos…

5 comentários:

Anónimo disse...

Acho que me deixaste com uma vontade de não beber chá tão cedo... =s
Acontece o mesmo com o chocolate? Não me digas que sim! Porque o chocolate que bebi aí estava bem bom. E tirares agora a vontade do chocolate era mau demais. ;)

Joao Mouteira disse...

Pois é, eu também só descobri esta realidade no dia de ontem, ao ver as notícias, na SIC.Quanto ao chocolate vou ver se consigo saber.

francisco miguel disse...

não, por favor, do chocolate não vejas pleeeeease. olha eu ficar sem o meu chocolatinho.... desculpa. agora a sério :) no chá como noutros produtos hoje em dia a Ásia é um alfobre de injustiça e desumanidade. Tenho feito um trabalho de catalogação de livros no Tribunal (é verdade, pareço um bibliotecário, para o que uma mãe cria um filho) onde tenho visto quase tudo impresso na ASIA, imagine-se, também livros, e de editoras muito conceituadas (mas que não posso referir aqui). É uma verdadeira praga do nosso tempo. Mas também acho que perdermos o gosto pelo que nos faz sentir bem não é o mais saudável de seguir. Ter consciência disso, e já que não podemos ir à Asia resolver o problema, procurarmos ajudar nos pequenos que nos aparecem no dia a dia, isso sim. Um bom chazinho quente antes de deitar há-de ser sempre um bom chazinho quente.

PS. sei que não comento muito, mas venho por aqui muitas vezes! grande abraço

Joao Mouteira disse...

Grande Miguel: A tua visita é sempre motivo de satisfação.

Anónimo disse...

sim. concordo... é melhor não veres mesmo do chocolate. ;)