sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FANTASMAS



PARA VIVER COM FANTASMAS, É PRECISO SOLIDÃO, segundo Anne Michaels, em “Peças em Fuga”.
Assim e porque é noite de Natal, a ausência de vestígios humanos, deu lugar à invasão citadina, levada a cabo pelas sombras de fantasmas inertes, com formas sinistras, que se confundem em obstáculos ao vento, que se faz lamentar, em uivos.
Silêncio, das paredes vazias, que se destroem em fugas desenfreadas, sob os pneus das viaturas que repousam, perante o olhar indiferente da lua.
Frio, muito frio, o silêncio…o despertar da calada noite, em sorrisos, que também são por vezes de solidão.

sábado, 18 de dezembro de 2010

CRISE Vs CRISE


A chamada crise atual e a crise que o senhor Álvaro Pereira viveu, é comparável à diferença entre a água e o vinho, ou seja, são ambos líquidos, mas o seu sabor é algo que os separa à nascença e não os junta no seu óbito.
Hoje, a crise é não poder ter um carro novo, não poder ir de férias para os Algarves, não poder comprar hoje e pagar um dia.
A crise, do senhor Álvaro, era a crise de ter que trabalhar aos sete anos! Era a crise de pedir 50 centavos, para comprar um lápis para a escola e ter como resposta que se assim fosse, teria que abdicar do jantar desse dia.
A crise, do senhor Álvaro, era o desejo de um prato de comida, de poder estudar, de poder ser criança. Hoje, a nossa crise é ganhar 100 mas querer gastar 200, é a crise de que nada à a fazer, é a crise de quem exige umas Nike e uma playstation, é a crise de não saber o sabor do pão que foi tragado pelos idosos deste País.

300



300…300 Mil, é mais que um número…muito mais.
300 Mil, é o número estimado de cartas, que as crianças portuguesas escreveram este ano, ao seu amigo PAI NATAL, segundo os CTT.
300 Mil, são também o número de jovens portugueses, que entre os 17 e os 30 anos, não têm qualquer ocupação laboral ou estudantil.
300….300MIL, é o que separa o sonho e a esperança das crianças ao conformismo e desilusão dos adultos.
300 Mil, representam a esperança num futuro melhor, mais verdadeiro, mais próspero, mais amado.
300 Mil, são o conformismo total num caminho sem futuro, sem paixão, sem sonhos.
300…300 MIL…
Muito mais que um número…